Romaria Missionária
A RETOMADA DO MARCO
Desde o ano de 2010 já vínhamos estudando, na coordenação e entre os missionários e missionárias, mais o Conselho de Evangelização e pastoral paroquial, a construção do MARCO para representar e identificar o processo das SMP. Foram inúmeras discussões e trocas de ideias até chegar a uma definição. Afinal, a maioria era favorável para a construção de uma gruta, em forma de globo, que contemplasse os nossos símbolos e todo o nosso jeito de realizar as SMP. Não foram poucos os debates e as dúvidas, inclusive algumas desconfianças sobre a questão do local do MARCO. O local escolhido e definido foi na comunidade de São Lourenço, levando em conta os argumentos já colocados anteriormente.
O Marco não tem apenas o objetivo de ser um símbolo, ou uma lembrança das SMP. Quer ser uma referência permanente, uma “luz” que não se apaga! Um visual que jamais deixará de chamar a atenção aos passantes. E vai lhes recordar os momentos fortes deste tempo ou vai ficar incomodando por uma ausência, no tempo das Missões. No Marco deverão acontecer alguns eventos regulares de toda a paróquia. Será também um local bem proveitoso para momentos celebrativos da comunidade de São Lourenço e outros.
O momento mais forte e permanente em que toda a Paróquia será envolvida é a ROMARIA MISSIONÁRIA que a cada ano deverá acontecer. Em princípio será sempre no último domingo de outubro. Neste dia haverá um chamamento geral para a Renovação da Missão com todos os missionários e romeiros da Paróquia.
Outros momentos celebrativos poderão ser criados, como retiros, pequenos encontros, vigílias, encontros de oração para diversos grupos. O local que queremos construir, haverá de ser um ambiente “franciscano”, em termos de recolhimento, espiritualidade, respeito pela natureza e dignidade. Uma tentativa para criar um ambiente de maior sensibilidade religiosa no coração das pessoas.
Durante os meses de março e abril, os padres Alcido e Armando visitaram as comunidades com uma Celebração especial sobre os SETE SACRAMENTOS. Foi introduzida uma simbologia bem rica e variada, com a participação das pessoas da comunidade, entrando com todos os sete símbolos dos sacramentos, com reflexões próprias para cada Sacramento. A Igreja valoriza os sacramentos todos porque é pelos sacramentos que vamos manifestando as nossas práticas e, de alguma forma, a nossa fé.
Há vários sacramentos que são SUPER VALORIZADOS na prática do povo. Estão profundamente arraigados na cultura religiosa da nossa gente. Isto, em si, não é um mal. Mas não serve mais para os tempos chamados de pós-modernidade! Não são suficientes para resistir ao emaranhado dos turbilhões de propostas que são apresentadas, dentro do mundo religioso! Problemáticos, de modo especial são os sacramentos do Matrimônio e o sacramento da Reconciliação, cujas dificuldades sentimos por ocasião do encaminhamento das Celebrações sobre o tema da Reconciliação.
No dia 30 de maio deste ano a Igreja celebra a Solenidade de “Corpus Christi”. Como temos o costume de aproveitar todos os momentos fortes das comunidades, também neste ano preparamos uma bem solene Celebração de “Corpus Christi” fazendo uma profunda reflexão e oração, com muitos símbolos, sobre o conteúdo dos Sacramentos. Preparamos sete altares, cada um representando um dos sacramentos. Como normalmente é frio neste período, preparamos os altares dentro do salão. Como tínhamos tempo de preparar em tempo o local, (quando se faz na rua não dá certo…) a equipe de ornamentação preparou os locais a fim de favorecer a reflexão. O grupo havia preparado os sete caminhos que culminavam com o altar onde se depositaria o Santíssimo e se faria as orações de Adoração e de reflexão; sempre com cantos bem apropriados para cada um dos momentos. Este espaço preparado coroou o esforço de todos os envolvidos, pois foi realmente impressionante e muito significativo, no contexto da Celebração. O povo que compareceu ficou surpreso com o espaço criado e encheu o salão. Faltou espaço!
O MARCO DAS MISSÕES
Em junho lançamos a campanha para a construção do Marco. Enviamos a cada paroquiano um envelope com uma cartinha que o convidava a dar sua contribuição.
INAUGURAÇÃO E BÊNÇÃO DO MARCO das Missões. Será no dia 27 de outubro de 2013 – domingo, dia nacional da Juventude, às 9:00 horas. Na comunidade de São Lourenço. Convidamos sua família para esta PRIMEIRA ROMARIA DAS MISSÕES. Faremos uma grande celebração com a RENOVAÇÃO DO ENVIO DOS MISSIONÁRIOS (AS).
- ROMARIA MISSIONÁRIA
- Nesta altura já estamos citando no folder, a questão da pré-inauguração do Marco e a PRIMEIRA ROMARIA MISSIONÁRIA. Estava prevista para o dia 27 de outubro, na comunidade de São Lourenço. Constam no folder também as datas das celebrações solenes da Renovação dos Sacramentos. Estas seriam realizadas durante o tempo do Advento, em cada comunidade. Além disso, a previsão e preparação de um momento especial para o Sacramento do Matrimônio. Sobre o Matrimônio fizemos uma boa divulgação e o assunto começou a “pegar interesse”. Popularmente o assunto falado era o “casamento comunitário”, ou casamento “em mutirão”! A data da realização do Matrimônio Comunitário ficou marcada para o dia 28 de dezembro de 2013.
- No folder constam todas as datas das celebrações da Renovação nas comunidades. Para preparar melhor esta celebração da Renovação, dividimos as comunidades em setores. E em cada setor as lideranças – missionários e missionárias – de várias comunidades se reuniram para tomar conhecimento da celebração que era bastante variada.
A SEGUNDA ROMARIA MISSIONÁRIA foi no dia 27 de outubro de 2014 no marco das missões da comunidade São Lourenço. A romaria da missão foi num dia muito bonito e com muito sol. Foi uma celebração sem muito movimento no dia pelo fato de estarmos no término das eleições de segundo turno para presidente. Houve uma BA participação das pessoas e todas as comunidades tinham representantes.
A TERCEIRA ROMARIA foi no dia 25 de outubro de 2015. O tema era: “Eu e minha família serviremos ao Senhor” (Js 24, 15). O lema: “Com a família caminhamos na estrada com Jesus”. A celebração iniciou as 09h30min. Tudo estava preparado e de repente fomos surpreendidos por uma chuva calma. Não deu para fazer a caminhada e foi todo improvisado na Igreja. Foi plantada a cruz de cedro no marco das missões abaixo de chuva. Ao meio dia tinha um almoço partilhado: “todos comeram e ainda sobrou muita comida”. À tarde tivemos uma palestra show sobre a família com Rosilei Augst e por volta das três horas a romaria encerrou.
Aconteceu do dia 30 de outubro de 2016 a QUARTA ROMARIA MISSIONARIA na comunidade de São Lourenço. Neste ano a romaria foi sobre a PEREGRINAÇÃO DA MISERICÓRDIA e foi com a RP DE ITAPIRANGA. As paróquias da região pastoral são: Mondaí, Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis e Iporã do Oeste. Tudo isso está ligado ao ANO JUBILAR DA MISERICÓRDIA que o papa Francisco convocou em 2015.
O Marco das Missões da comunidade de São Lourenço/Paróquia de Iporã – foi escolhido para que a cruz permanecesse e nesse espaço iria acontecer a peregrinação da RP DE ITAPIRANGA. No dia 30 vieram caminhar, peregrinar, rezar, louvar e bendizer a Deus mais duas mil quinhentas pessoas na PEREGRINAÇÃO DA MISERICÓRDIA. Surpreendeu a todos. Tivemos um dia maravilhoso. Um dia com muito sol e estava gostoso de caminhar. Agradecemos a Deus e as pessoas que ajudaram de uma forma e de outra para que tudo isso pudesse acontecer. Obrigado aos romeiros/missionários que vieram participar da peregrinação da misericórdia. Saímos purificados e fortalecidos da misericórdia de Deus.
Fotos