CTPL
ORIENTAÇÕES PARA ORGANIZAR NOVOS GRUPOS DO CURSO TEOLÓGICO PASTORAL DE LEIGOS E DE LEIGAS – CTPL
INTRODUÇÃO
Aqui estão às orientações de como funciona o CTPL em nossa Diocese. Como é realizado o curso, o objetivo, os critérios de participação, a metodologia, os conteúdos propostos e como são os encontros.
- APRESENTAÇÃO
“Ainda tens um longo caminho a percorrer” (1Rs 19,7).
A missão “principal da formação é ajudar os membros da Igreja a se encontrar sempre com Cristo, e assim reconhecer, acolher, interiorizar e desenvolver a experiência e os valores que constituem a própria identidade e missão cristã no mundo” (DAE nº 52 – Diocese de Chapecó).
Nossa Diocese ao longo destes anos tem-se preocupado e proposto encontros, cursos e materiais para formação de lideranças leigas.
Nossas assembleias e Conselhos Diocesanos de Pastoral sempre estiveram atentos a esta necessidade. Nessa intenção, na 9ª Assembléia Diocesana de Pastoral, assumimos: “Possibilitar um processo formativo que ajude as lideranças a pensar, planejar, executar, acompanhar, avaliar e celebrar a prática pastoral e prever uma análise de conjuntura para melhor compreender e agir na transformação da sociedade” (DAE nº 84c – Diocese de Chapecó) e também “dar continuidade à prática do Curso Teológico Pastoral de Leigos/as (CTPL), possibilitando que mais lideranças tenham acesso a este importante espaço de formação” (DAE nº 84j – Diocese de Chapecó).
O CTPL já vem acontecendo em nossa Diocese desde 1991, portanto, são 25 anos de caminhada. Claro que permanacem muitos desafios, porém percebe-se a partir das avaliações os inúmeros frutos, realizações e comprometimentos das lideranças nas atividades pastorais e movimentos sociais populares.
- OBJETIVOS
- A) Promover uma formação integral, tendo em vista a missão libertadora da Igreja na Sociedade.
- B) Possibilitar um conhecimento maior da prática libertadora de Jesus de Nazaré, revelada na Bíblia e presente na vida do nosso povo.
- C) Aprofundar os conteúdos teológicos e pastorais para contribuir na formação, em âmbito da Igreja Diocesana, para uma ação pastoral que responda os desafios sócio-eclesiais da realidade atual.
- D) Capacitar lideranças com reflexão crítica no trabalho pastoral, nos ministérios das comunidades, nos movimentos sociais populares e na política.
- E) Criar condições para que os leigos e as leigas sejam protagonistas na Igreja e sujeitos da História.
- F) Desenvolver experiências de trabalhos em equipes (vivências humanas, comunitárias e cristãs).
- CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO
- Engajamento pastoral na comunidade cristã e/ou em alguma pastoral específica.
- Militância em organizações sociais populares.
- O mínimo de escolaridade: capacidade de leitura, escrita e compreensão de textos.
- Motivação de fé, experiência de liderança e dedicação no serviço pastoral e na luta popular.
- Escolha e/ou indicação seja acompanhado pelas equipes paroquiais de pastoral, dentro de um processo participativo.
- Irmãos e irmãs de outras Igrejas que atendam os critérios acima.
- ELEMENTOS METODOLÓGICOS
- A) Ter presente que a metodologia perpasse todo o curso: no aspecto organizativo da seleção dos candidatos, na programação dos conteúdos, nas celebrações, na mística e na espiritualidade que se quer vivenciar.
- B) Garantir um processo participativo na organização do curso em todos os níveis (comunidades, paróquias, regiões pastorais, diocese, cursistas, assessoria, coordenação…)
- C) Partir sempre da realidade, das necessidades e das experiências do grupo, possibilitando o mergulho na vida e o compromisso com novas práticas.
- D) Trabalhar os elementos teóricos de metodologia e de análise da realidade desde o início do curso.
- E) Apresentar os diversos conteúdos, interligando-os, de modo que as preocupações pessoais, as práticas pastorais e a cultura popular sempre estejam presentes.
- F) Proporcionar um processo permanente de avaliação e de acompanhamento nos conhecimentos adquiridos e nas práticas desenvolvidas pelos cursistas.
- ENCAMINHAMENTOS PRÁTICOS
- a) Coordenação: com representantes dos cursistas, das equipes paroquiais e da equipe do secretariado Diocesano de Pastoral.
- b) Finanças: rateio entre cursistas, paróquias e secretariado Diocesano de Pastoral.
Obs.: Dos cursistas, será cobrada uma taxa para emissão do certificado a ser definida pela ITEPA Faculdades. Esta cobrança será feita na parte final do curso.
- c) Duração: 300 horas (sendo 20 etapas, mais o retiro), totalizando 15 horas/aula em cada encontro. Obs. O horário de início será combinado com os cursistas. A coordenação e os assessores e assessoras estão propondo que se inicie as 13:30hs de sábado até as 18hs, com intervalo de uma hora para janta e descanso e, retornando as 19hs até 22:30hs e no domingo iniciando as 8hs e termino as 12hs.
- d) Frequência: Para obtenção do certificado expedido pela ITEPA Faculdades, cada cursista deverá alcançar um mínimo de participação de 90% dos encontros.
- e) Secretaria e administração: cada grupo de leigos e de leigas faz sua organização interna e pode contar com os serviços da equipe do secretariado diocesano.
- f) Assessorias: os assessores e assessoras serão pessoas ligadas à Diocese e/ou à ITEPA Faculdades.
- g) Avaliação: Dependerá dos termos do convênio estabelecido com o instituto.
- PROPOSTA DE CONTEÚDOS
1) Abertura do Curso e Introdução à Teologia
2) Relações Humanas e Psicologia Pastoral
3) Introdução e Método de Leitura Popular da Bíblia
4) Espiritualidade
5) Formação do Povo de Deus
6) Profecia na Bíblia e Monarquia
7) Liturgia
8) Introdução à História da Igreja e os primeiros 1500 anos
9) História da Igreja na América Latina e do Oeste Catarinense
10) Eclesiologia
11) Retiro
12) Prática Pastoral e Metodologia de Educação Popular
13) Cristologia (Evangelhos)
14) Ecumenismo e Religiões Populares
15) Antropologia e Fundamentos Éticos
16) Sacramentos
17) Atos dos Apóstolos e Evangelização
18) Cartas Paulinas
19) Apocalipse
20) Escatologia
21) Plano de Pastoral, Avaliação e Encerramento do Curso
- COORDENAÇÃO DO CURSO
A coordenação é feita pelo Secretariado Diocesano de Pastoral. Atualmente as pessoas de referência são:
Pe. Marlo Tessaro – Coordenação
Elias Ferri – Secretaria