Pastoral do Dízimo

dizimo

PASTORAL DO DÍZIMO

A contribuição do dízimo segue uma prática de muitos anos. Ela se faz ainda POR FAMÍLIA. Deveria ser uma COLABORAÇÃO PESSOAL. A colaboração é livre e espontânea. A decisão é medida pela bondade e a RIQUEZA DE CADA CORAÇÃO. Introduzimos a prática de colaboração mensal, ofertada durante uma celebração do mês.

Segundo decisão do CEP, o representante da Pastoral do Dízimo repassa (65% do dízimo na paróquia e 35% para a comunidade a cargo do tesoureiro).

        No dia da coleta do dízimo: Rezar pelos dizimistas através de preces especiais e a oração das ofertas durante a procissão.

Organizar a procissão das ofertas do envelope do dízimo no segundo domingo; conferir e contabilizar para cada família, registrando as entradas junto ao tesoureiro para que se saiba na comunidade quem colabora e quem não. Aliviar o trabalho da secretária da paróquia (ela não é funcionária da comunidade).

As arrecadações do dízimo devem ser aplicadas para as atividades estritamente PASTORAIS, seja nas comunidades, seja na Paróquia. Os Conselhos de pastoral precisam cuidar disso. Não se aplique dinheiro do dízimo em construções ou reformas.

PASTORAL DO DÍZIMO NAS COMUNIDADES

  • Junto com o tesoureiro, acompanhar as contribuições que as famílias oferecem. Publicar em mural o resultado das contribuições de cada mês por ocasião da procissão do dízimo no segundo domingo.
  • Representante da Pastoral do Dízimo repassa (65% do dízimo na paróquia e 35% para a comunidade a cargo do tesoureiro).
  • As comunidades que desejarem adquirir o Calendário do dizimista devem entrar em contato com a secretária da paróquia no mês de outubro de cada ano.
  • Os envelopes do dízimo: a comunidade que desejar adquirir maior quantidade de envelopes deverá comunicar com antecedência a secretaria paroquial.
  • Estabelecer um esquema para receber as colaborações, evitando que as famílias só venham procurar na hora que precisam. Comunicar-se sempre com a comunidade nos cultos ou missas.
  • Cabe a cada comunidade de organizar o esquema de distribuição dos envelopes antes e no dia da procissão (comunicar no domingo anterior as famílias dizimistas de que no próximo final de semana será a coleta do dízimo).
  • No dia da coleta do dízimo: Rezar pelos dizimistas através de preces especiais e a oração das ofertas durante a procissão.
  • Organizar a procissão das ofertas do envelope do dízimo no segundo domingo; conferir e contabilizar para cada família, registrando as entradas junto ao tesoureiro para que se saiba na comunidade quem colabora e quem não. Aliviar o trabalho da secretária da paróquia (ela não é funcionária da comunidade).
  • Analisar, na reunião do conselho, os motivos da ausência de participação de famílias na contribuição. Achar um jeito para entrar em contato com as famílias que não participam, fazendo-se ajudar por mais pessoas. Incentivar reuniões de formação e espiritualidade sobre a pastoral do dízimo, sempre com mais pessoas.
  • Procurar fechar as contribuições de cada ano. Levar aos participantes as informações, folhetos e prestações de conta.

Organizar e registrar os dízimos que entram na comunidade e repassar em seguida à paróquia. Incentivar a PASTORAL DO DÍZIMO, conforme prioridade da Paróquia.