Pastoral do Batismo

PASTORAL DO BATISMO

O Batismo como Sacramento, não é um fim em si mesmo. Ele é sinal de algo fundamental e que deve ser ANTERIOR. É preciso compreender a palavra “SINAL”.  Algo que deve preexistir (existir antes). Supõe-se isso na vivência da família cristã que se caracteriza pela OPÇÃO CLARA E CONSCIENTE pelo seguimento de Jesus Cristo na sua Igreja local (comunidade de fé). Portanto, uma fé autêntica, vivida na família constituída de forma cristã e de acordo com as orientações da Igreja diocesana. A família (casal) deve estar sabendo e vivendo honestamente sua profissão de fé na qual foram Iniciados para uma vida de fé autêntica que revele a prática do seguimento de Jesus Cristo vivido na comunidade eclesial de fé. Que esta prática seja visível para revelar o testemunho e manifestar a garantia que esta prática será transmitida aos filhos batizados. Assim, a família cristã se torna o espaço concreto e real da Iniciação cristã de uma criancinha.

Pela importância desse sacramento na vida das famílias cristãs de fé. A Igreja católica está dialogando sobre o impacto do comportamento atual dos casais na família e na sociedade. Que repercussões têm este novo comportamento sobre a família cristã e católica? No mês outubro de 2015 todas as dioceses enviaram dados e sugestões para o grande Encontro Sinodal sobre a família, indicando dificuldades e propondo sugestões de ação pastoral. Por isso, nós da paróquia estamos convocando as famílias católicas para entrar neste esforço para acolher o Evangelho da família, e fazê-lo dar frutos bons que nos vem da referência cristã para a família. Por isso encaminhamos o seguinte projeto:

 

Alguns Esclarecimentos sobre o Sacramento do Batismo

  • Para acontecer o Sacramento do Batismo na sua comunidade, deverá em primeiro lugar TER ALGUÉM ou UMA EQUIPE conhecedora das ETAPAS de preparação do Batismo. Essa EQUIPE tenha o conhecimento para encaminhar as famílias nas devidas preparações.
  • A família cristã se inicia através da realização e do acolhimento do Sacramento do Matrimônio por um casal (homem e mulher) cristão. E entre nós se trata de um casal católico.
  • Um casal cristãmente constituído, coloca-se no seguimento de Jesus na Igreja que escolhe. Por isso, segue as orientações que sua Igreja estabelece em relação às normas práticas que regem os sacramentos.
  • Todos os católicos bem informados e que participam das celebrações na comunidade, normalmente aceitam as orientações em relação aos sacramentos da Igreja e sua preparação.

As etapas de preparação para o batismo seguem os seguintes passos previstos organizados pela pastoral do Batismo:

  1. a) Anunciar-se na comunidade para fazer a INSCRIÇÃO – (preencher a ficha de inscrições de pais na sua comunidade para a posterior preparação na matriz).
  2. b) A PREPARAÇÃO acontece no Auditório Paulo Apóstolo. A primeira etapa de preparação é com: Famílias separadas, de segunda união, mães ou pais solteiros/as terão todos juntos uma conversa prévia com o padre. A SEGUNDA ETAPA de preparação é para PAIS/PADRINHOS, onde a Equipe da Pastoral do Batismo falará da importância e da celebração do sacramento do batismo.
  3. c) Após a preparação, fazer o REGISTRO PARA O BATISMO (os dados do bebê e os documentos precisam ser encaminhados na secretaria paroquial).
  4. d) Preparar-se para o dia da APRESENTAÇÃO. Os pais e (se possível) os padrinhos levem a criança para a sua comunidade onde haverá a apresentação do bebê em uma cerimônia especial. Haverá data marcada. A celebração de apresentação da criança será realizada pelo padre na comunidade que a família participa.
  5. e) Dia da Celebração do Sacramento do BATISMO: A realização do sacramento. Haverá data avisada com tempo. Pode haver mais batizados neste dia. A celebração será realizada pelos ministros do batismo (onde não tiver ministro do batismo se orienta que a comunidade/equipe do batismo procure o ministro mais próximo de sua comunidade para celebrar) em sua comunidade. É uma celebração solene e própria do Batismo.

O Batismo em etapas é previsto nas orientações e na legislação da Igreja. É por isso que se fala em “preparação” para o Batismo. O Batismo não é simplesmente um “ato ritual” e formal. Ele deve significar a integração da pessoa nos caminhos da Igreja. Por isso, é indispensável uma INICIAÇÃO CRISTÃ. No Batismo de crianças, não se trata apenas das crianças; se trata sim, da Iniciação Cristã dos pais.

 

batismopreapracao-batismo

SACRAMENTO DO BATISMO

O Sacramento do Batismo envolve a FAMÍLIA CRISTÃ. Portanto, seja a família regularmente constituída na dimensão religiosa (Sacramento do Matrimônio, casamento religioso). Segundo o costume, sempre há uma preparação próxima para cada filho que nasce. Há necessidade de melhorar a preparação dos casais e das famílias nas comunidades do interior. A paróquia organiza a parte SACRAMENTAL do batismo; isto supõe e exige várias condições: o batizado deve ser feito na comunidade onde moram os pais, com a presença dos pais e padrinhos; o registro deve ser feito com o formulário próprio e entregue na secretaria paroquial; a preparação próxima (curso), é feita de dois em dois meses na paróquia; nas comunidades do interior as famílias precisam informar-se com antecedência para preparar este momento especial. Nas comunidades onde não existe ministro, as famílias podem encaminhar com ministros de comunidade vizinha. Fazer isso sempre com antecedência. Na Matriz, os MINISTROS regularmente preparados e com mandato realizam oficialmente a cerimônia do Batismo.

Os casos que estejam fora destas orientações e normas sejam levados ao conhecimento do padre. Especialmente quando se refere aos casais não casados pela Igreja, mães solteiras, casais de segunda união; batismo de crianças cujas famílias moram fora da Paróquia e outros. Os casais não casados na Igreja procurem não pré-estabelecer compromissos com pessoas de fora (padrinhos) e nem fixar datas antes de ter conversado com o padre. A Igreja não nega o batismo, mas pede que os pais realizem as condições solicitadas para o bem da família e da criança.

Batizado que venha DE FORA DA PARÓQUIA (outra paróquia), os pais deverão providenciar uma AUTORIZAÇÃO (documento), expedida pela respectiva Paróquia onde residem. Casal que queira batizar FORA DE SUA PARÓQUIA residente, precisa AUTORIZAÇÃO, um documento fornecido pela secretaria Paroquial. A Igreja Católica REGISTRA todos os batizados. Portanto, este é um documento.

Os padrinhos deverão ser católicos e participantes. O batismo não é uma questão de amizade. É uma OPÇÃO de encaminhamento numa confissão religiosa, ESCOLHIDA PELOS PAIS.