Infância e Adolescência Missionária
INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA
OBJETIVO: Tornar Jesus conhecido e amado pelas crianças. Preparar as crianças para serem os novos missionári@s da paróquia, isto é, “criança evangelizando criança”.
Os GRUPOS da IAM são formados por 12 crianças ou adolescentes, que simbolizam e lembram os doze Apóstolos. Exemplo: se tiver 18 crianças pode ser formados grupos de 9 crianças.
Quem pode participar são crianças e adolescentes dos 5 aos 14 anos. Lembrando que ninguém é obrigado a participar do grupo. A IAM não é catequese, pois a participação da criança no grupo não substitui a catequese. Os encontros dos grupos podem ser no primeiro sábado de cada mês ou a cada 15 dias para não ficar muito pesado. Ver conforme o contexto e a realidade da comunidade.
Cada GRUPO escolhe uma criança, ou adolescente, como coordenador adulto, que anima os encontros e distribui as atividades, com a ajuda de um assess@r. Nos primeiros meses esse grupo será acompanhado e orientado pelo assess@r (que tenha formação). O assess@r acompanha por um tempo, e depois o grupo terá vida própria.
A COORDENAÇÃO tem duração de um ano, podendo haver reeleição por mais um ano. Se for necessário o coordenador (a) pode ser mudado a qualquer momento. Orienta-se que a Coordenação seja composta pelos seguintes serviços:
- Coordenador (a)
- Secretário (a)
- Tesoureiro (a)
- Responsável pela oração
- Cultura/lazer
Crianças e adolescentes não nascem prontos para dirigir o grupo. Todos precisam de preparação para ser assess@r. A paróquia e comunidade deve organizar o Encontro de lideres missionários (ELMI), com o objetivo de capacitar crianças e adolescentes a exercerem a função de coordenadores dos grupos. O ELMI não é um encontro de palestras, mas de capacitação, dinâmicas de grupo, técnicas de trabalho. Ser missionário (a) significa ignorar os confins, ir além. ESTE É O NOSSO CARISMA. Pois “De todas as crianças do mundo, sempre amigas”.