Padres da Paróquia

Padre

Alcido Luiz Kunzler

Na Paróquia desde: 02/02/2007


Naturalidade:
Montenegro/RS

Data de Nascimento:
15/09/1940

Data de Ordenação:
16/01/1971

Formação:
A Família migrou para o município de Três Passos/RS. Ali, numa comunidade iniciou seus estudos. Em 1954 foi encaminhado pra o seminário em Frederico Westphalen e depois para Santa Maria. Ao terminar o Curso Científico fez o vestibular para o curso de Filosofia no seminários de Viamão/RS. Ai concluiu a Filosofia e a Teologia - no fim de 1970, e em Janeiro de 1971 foi ordenado padre (16/01/1971) por Dom José Gomes, então Bispo de Chapecó, na paróquia de São José do Cedro/SC.

Desde esta data trabalha nas diversas Paróquias da Diocese de Chapecó. Em 1995 conclui o curso de mestrado em Teologia Moral pela faculdade NS. da Assunção em São Paulo. Desde 1986 foi professos de teologia Moral nos diversos cursos de Teologia: Chapecó, Passo Fundo, Santo Ângelo. Hoje é pároco em Iporã do Oeste/SC, desde 2007.

Padre

Osni de Souza

Na Paróquia desde: 01/02/2014


Naturalidade:
São Domingos/SC

Data de Nascimento:
24/02/1985

Data de Ordenação:
15/12/2012

Formação:
O primeiro contato vocacional aconteceu aos 13 anos de idade disse para mãe que gostaria de ser padre, pois no inicio ela não deu muita importância. Passou duas semanas e voltei a insistir que queria ser padre. Então, fomos conversar com o padre e depois de suas explicações deu-me o endereço do seminário de Maravilha e de Chapecó (da Diocese e dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus – MSC).

O primeiro contato vocacional foi com os Missionários. Estes mudaram para Francisco Beltrão-PR, enviei a carta para o seminário e assim fui convidado para participar dos encontros vocacionais. Durante algum tempo participei dos encontros e também estive morando seminário em 2002. Depois voltei para casa e conclui o segundo grau.

Convidado para ingressar no seminário da diocese de Chapecó. No ano de 2004 iniciei no seminário da Diocese de Chapecó etapa do propedêutico e em seguida cursei filosofia. Conclui o curso de filosofia em 2008 e no ano seguinte fui morar em Passo Fundo para cursar teologia. Durante esse período de formação teológica fui alimentando minha espiritualidade, discernindo e firmando a vocação ao ministério presbiteral.

Depois de quase nove anos de estudo e formação, é chegado o momento de dar mais um passo na caminhada vocacional. A minha ordenação diaconal foi celebrada no dia 08 de julho de 2012 na paroquia de Ipumirim-SC. Escolhi como lema a seguinte frase bíblica: “Coloco minhas Palavras em sua boca” (Jr 1,9) para testemunhar e anunciar o Reino de Deus. Passado alguns meses, vou celebrar junto com minha família e com toda a Paróquia de Galvão a Ordenação Presbiteral que será no dia 15 de dezembro às 19h30min na comunidade da matriz e no domingo celebrarei minha primeira missa as 09h30min da manhã também na matriz. O lema da ordenação presbiteral será: “O amor de Cristo nos uniu”. O Bispo ordenante será Dom Manoel J. Francisco.

O lema de minha ordenação presbiteral tem tudo haver como o processo vocacional que fui fazendo durante os nove anos de caminhada na diocese de Chapecó. Desde a filosofia queria falar e escrever algo sobre o amor, pois muitos falam desse sentimento e isso me deixava sempre intrigado. Foi nessa época que ao desenvolver a monografia na filosofia que pesquisei sobre o tema do amor, e lançando uma pergunta: “O que é isto – o amor?”, se falava tanto nele, mas realmente como se vive esse amor, se destaca ou se desenvolve. Depois na teologia continuou esse anseio de aprofundar mais o conceito do amor numa outra ótica, pois elaborei minha monografia a partir do seguinte tema: “Fundamentos e expressões do amor cristão a partir da comunidade de teologia Dom José Gomes”. Diante disso, meu lema de ordenação presbiteral não poderia ser diferente, escolhi como fundamento e orientação de minha opção pelo ministério a seguinte frase: “O AMOR DE CRISTO NOS UNIU”. Com a logo, queremos dizer que o amor abarca a todos independente de raça, cor, credo, questão econômica, é o amor de Deus que abraça a todas/os. Esse é um dos propósitos que desejo seguir a partir do meu mistério, de um amor para com as crianças, os jovens, os adultos, os idosos, e com nossos irmãos do presbitério da Diocese de Chapecó.

Contudo, em minha caminhada nunca estive, isto é, desde o início de minha formação vocacional a família sempre foi o suporte e o berço de fé, de esperança e de amor. Tanto a Paróquia de Galvão como a Diocese estiveram apoiando e apostando na minha formação humano-afetiva, espiritual, intelectual, pastoral e comunitária. Estou feliz por esse momento de graça na minha vida. Jesus nos chama e espera uma resposta de cada um de nós, no meu caso disse SIM a vocação de ser padre e você jovem já respondeu ao chamado? Se não respondeu, o que está esperando, pois Jesus te chama e espera uma resposta.