CTPL

 

ORIENTAÇÕES PARA ORGANIZAR NOVOS GRUPOS DO CURSO TEOLÓGICO PASTORAL DE LEIGOS E DE LEIGAS CTPL

 

INTRODUÇÃO

Aqui estão às orientações de como funciona o CTPL em nossa Diocese. Como é realizado o curso, o objetivo, os critérios de participação, a metodologia, os conteúdos propostos e como são os encontros.

 

  1. APRESENTAÇÃO

“Ainda tens um longo caminho a percorrer” (1Rs 19,7).

A missão “principal da formação é ajudar os membros da Igreja a se encontrar sempre com Cristo, e assim reconhecer, acolher, interiorizar e desenvolver a experiência e os valores que constituem a própria identidade e missão cristã no mundo” (DAE nº 52 – Diocese de Chapecó).

Nossa Diocese ao longo destes anos tem-se preocupado e proposto encontros, cursos e materiais para formação de lideranças leigas.

Nossas assembleias e Conselhos Diocesanos de Pastoral sempre estiveram atentos a esta necessidade. Nessa intenção, na 9ª Assembléia Diocesana de Pastoral, assumimos: “Possibilitar um processo formativo que ajude as lideranças a pensar, planejar, executar, acompanhar, avaliar e celebrar a prática pastoral e prever uma análise de conjuntura para melhor compreender e agir na transformação da sociedade” (DAE nº 84c – Diocese de Chapecó) e também “dar continuidade à prática do Curso Teológico Pastoral de Leigos/as (CTPL), possibilitando que mais lideranças tenham acesso a este importante espaço de formação” (DAE nº 84j – Diocese de Chapecó).

O CTPL já vem acontecendo em nossa Diocese desde 1991, portanto, são 25 anos de caminhada. Claro que permanacem muitos desafios, porém percebe-se a partir das avaliações os inúmeros frutos, realizações e comprometimentos das lideranças nas atividades pastorais e movimentos sociais populares.

 

  1. OBJETIVOS
  2. A) Promover uma formação integral, tendo em vista a missão libertadora da Igreja na Sociedade.
  3. B) Possibilitar um conhecimento maior da prática libertadora de Jesus de Nazaré, revelada na Bíblia e presente na vida do nosso povo.
  4. C) Aprofundar os conteúdos teológicos e pastorais para contribuir na formação, em âmbito da Igreja Diocesana, para uma ação pastoral que responda os desafios sócio-eclesiais da realidade atual.
  5. D) Capacitar lideranças com reflexão crítica no trabalho pastoral, nos ministérios das comunidades, nos movimentos sociais populares e na política.
  6. E) Criar condições para que os leigos e as leigas sejam protagonistas na Igreja e sujeitos da História.
  7. F) Desenvolver experiências de trabalhos em equipes (vivências humanas, comunitárias e cristãs).

 

  1. CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO
  • Engajamento pastoral na comunidade cristã e/ou em alguma pastoral específica.
  • Militância em organizações sociais populares.
  • O mínimo de escolaridade: capacidade de leitura, escrita e compreensão de textos.
  • Motivação de fé, experiência de liderança e dedicação no serviço pastoral e na luta popular.
  • Escolha e/ou indicação seja acompanhado pelas equipes paroquiais de pastoral, dentro de um processo participativo.
  • Irmãos e irmãs de outras Igrejas que atendam os critérios acima.

 

  1. ELEMENTOS METODOLÓGICOS
  2. A) Ter presente que a metodologia perpasse todo o curso: no aspecto organizativo da seleção dos candidatos, na programação dos conteúdos, nas celebrações, na mística e na espiritualidade que se quer vivenciar.
  3. B) Garantir um processo participativo na organização do curso em todos os níveis (comunidades, paróquias, regiões pastorais, diocese, cursistas, assessoria, coordenação…)
  4. C) Partir sempre da realidade, das necessidades e das experiências do grupo, possibilitando o mergulho na vida e o compromisso com novas práticas.
  5. D) Trabalhar os elementos teóricos de metodologia e de análise da realidade desde o início do curso.
  6. E) Apresentar os diversos conteúdos, interligando-os, de modo que as preocupações pessoais, as práticas pastorais e a cultura popular sempre estejam presentes.
  7. F) Proporcionar um processo permanente de avaliação e de acompanhamento nos conhecimentos adquiridos e nas práticas desenvolvidas pelos cursistas.

 

  1. ENCAMINHAMENTOS PRÁTICOS
  2. a) Coordenação: com representantes dos cursistas, das equipes paroquiais e da equipe do secretariado Diocesano de Pastoral.
  3. b) Finanças: rateio entre cursistas, paróquias e secretariado Diocesano de Pastoral.

Obs.: Dos cursistas, será cobrada uma taxa para emissão do certificado a ser definida pela ITEPA Faculdades. Esta cobrança será feita na parte final do curso.

  1. c) Duração: 300 horas (sendo 20 etapas, mais o retiro), totalizando 15 horas/aula em cada encontro. Obs. O horário de início será combinado com os cursistas. A coordenação e os assessores e assessoras estão propondo que se inicie as 13:30hs de sábado até as 18hs, com intervalo de uma hora para janta e descanso e, retornando as 19hs até 22:30hs e no domingo iniciando as 8hs e termino as 12hs.
  2. d) Frequência: Para obtenção do certificado expedido pela ITEPA Faculdades, cada cursista deverá alcançar um mínimo de participação de 90% dos encontros.
  3. e) Secretaria e administração: cada grupo de leigos e de leigas faz sua organização interna e pode contar com os serviços da equipe do secretariado diocesano.
  4. f) Assessorias: os assessores e assessoras serão pessoas ligadas à Diocese e/ou à ITEPA Faculdades.
  5. g) Avaliação: Dependerá dos termos do convênio estabelecido com o instituto.

 

  1. PROPOSTA DE CONTEÚDOS

1) Abertura do Curso e Introdução à Teologia

2) Relações Humanas e Psicologia Pastoral

3) Introdução e Método de Leitura Popular da Bíblia

4) Espiritualidade

5) Formação do Povo de Deus

6) Profecia na Bíblia e Monarquia

7) Liturgia

8) Introdução à História da Igreja e os primeiros 1500 anos

9) História da Igreja na América Latina e do Oeste Catarinense

10) Eclesiologia

11) Retiro

12) Prática Pastoral e Metodologia de Educação Popular

13) Cristologia (Evangelhos)

14) Ecumenismo e Religiões Populares

15) Antropologia e Fundamentos Éticos

16) Sacramentos

17) Atos dos Apóstolos e Evangelização

18) Cartas Paulinas

19) Apocalipse

20) Escatologia

21) Plano de Pastoral, Avaliação e Encerramento do Curso

 

  1. COORDENAÇÃO DO CURSO

A coordenação é feita pelo Secretariado Diocesano de Pastoral. Atualmente as pessoas de referência são:

Pe. Marlo Tessaro – Coordenação

Elias Ferri – Secretaria