Preparação de Noivos
SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO
O Sacramento do matrimônio é um dos sacramentos mais “fragilizados” em nossa sociedade. Ele precisa de uma RECRIAÇÃO muito mais profunda. Os casais necessitam olhar a vida matrimonial com os olhos de Deus! O casal é chamado a ser participante no PROJETO CRIADOR DE DEUS! Criar a vida é realmente COISA DE DEUS! Optar pelo Sacramento do Matrimônio é muito anterior ao batismo de um filho. Não tem razão de ser diante de Deus, querer dar mais importância ao Batismo do que ao Sacramento do matrimônio. Os sacramentos não se comparam entre si. Isto porque cada um deles tem uma graça específica para aquele estado ou momento!
A Paróquia convida os casais de namorados a se prepararem melhor para este sacramento. Procuramos organizar a preparação do casamento com um dia intensivo de encontro. É um momento muito significativo, antes de casar. Mas sabemos que isto não é suficiente.
Em vista disso, todos os casais venham dialogar com o padre, antes do casamento. Esse momento inclui um perdão sacramental e a graça de realizarem o sacramento do amor, reconciliados pelo amor de Deus. Para isso, todas as sextas-feiras o padre estará à disposição para este diálogo. O “curso de noivos” esclarece coisas práticas e visa orientar os casais para fazerem com calma tudo o que precisa. Há documentos que devem ser encaminhados na secretaria da Paróquia. Informem-se, em tempo. Pelo menos 60 dias antes (registro de batismo, documento de crisma e outros). Toda a documentação deve ser encaminhada na Paróquia onde residem os noivos.
É preciso alertar aos casais e aos pais dos noivos, que o casamento DEVE SER PLENAMENTE LIVRE. Se isto não ocorrer, o casamento poderá ser inválido. Especial cuidado em caso de gravidez. Por mais sério que seja este assunto, não é motivo suficiente para “obrigar” alguém a casar! Por isso, cuide-se disso muito antes! É preciso chamar os namorados para a verdadeira educação para o AMOR CRIADOR que vem de Deus.
Os noivos são MINISTROS DE SEU CASAMENTO. Por isso, a nossa Paróquia mantém as testemunhas qualificadas do casamento. São os chamados impropriamente “Ministros de casamento”. Pessoas preparadas para realizarem as cerimônias em nome da Igreja. O padre em nossa Paróquia, normalmente não realiza estas cerimônias. Isto tem um sentido eclesial muito forte: não desautorizar as “Testemunhas qualificadas” que receberam o mandato para este serviço eclesial.
Na cerimônia de casamento não precisa ter missa! Outro motivo pelo qual não precisa ser realizado pelo padre. Também cuidamos para não chamar PADRE de fora para fazer casamento! Só em caso de ser “parente” próximo! Não se insista nesta prática.