Vitória

histórico

vitoria

 

Esta comunidade recebeu a denominação de Linha Vitória, inspirada em de seus primeiros habitantes: João Pelisari, Luiz Valentim Rigo, Avelino Faccin e Luiz Beber.

Pelas informações recebidas era tudo mato Não sabemos responder se aqui existiam índios. Havia um caboclo conhecido por Rivelino.

As terras foram vendidas pela firma de Valdemar e Adolfo Stancler Madeireira LTDA. Não existia morador aqui antes.

Os primeiros moradores vieram de Capinzal, Joaçaba, Jaborá, Boa Vista: SC. Todos eram de origem italiana. A origem italiana continua sendo a maioria. As mudanças dos pioneiros foram trazidas de caminhão.

Viviam intensamente a fé . A prática religiosa mais praticada era o terço.

Produziam milho, e feijão. Os primeiros moradores também viviam de caça e pesca, Compravam o necessário para viver na cidade de Mondai e Descanso.

A diversão mais praticada era o jogo de futebol.

Anos se passaram e a comunidade necessitava de uma escola. A mesma foi conseguida através de uma licença concedida pelo ex-prefeito (já falecido), Artur Deiss, prefeito de Mondaí. Com a ajuda da comunidade a escola foi construída e servia de educandário e Capela. O padre Vendelino Seidel, cada 3 meses vinha rezar missa. Antes de existir esta escola que servia de igreja as pessoas participavam na comunidade vizinha de Linha Vorá município de Descanso.

A padroeira da comunidade é Santa Lúcia. Foi escolhida por um morador da comunidade, que fez uma promessa se sua filha voltasse a enxergar, ele daria a estátua de Santa Lúcia como pagamento da promessa.

Várias famílias saíram da comunidade em busca de uma vida melhor, indo para outros lugares.

Lembramos dos seguintes padres que passaram pela comunidade: Vendelino Seidel,, Luiz Heinen, Ilmo Dick, Erno Luetkemeier, Alfredo Engel, Lothário Thiel e Alcido Kunsler. Padres persistentes, ótimos.

A evangelização sempre foi levada muito à sério, e sempre houve catequistas. As pastorais mais atuantes são: catequese, ministros, grupos de família e liturgia. Hoje existem 10 lideranças.

Não queremos citar nomes de antigas lideranças, houve altos e baixos, mas houve pessoas que fizeram muito pela comunidade.

Existem famílias de outras religiões, mas não há outras igrejas construídas aqui.

Antigamente a comunidade tinha sua escola (escolinha) e todas as séries eram juntas até a 4ªsérie. Hoje é centralizada numa comunidade vizinha. Os alunos são transportados até lá e as séries são separadas com vários professores..

Quanto a criação do município sempre houve discussão em rodas de amigos, comentando que era algo bom para os habitantes de Iporã do Oeste. Sobre as divisas do município, ocorreu tudo dentro do normal.