São Lourenço

histórico

slo

 

HISTÓRICO E CAMINHADA DA COMUNIDADE DE SÃO LOURENÇO

As primeiras terras foram compradas em agosto de 1.951 da colonizadora União Popular. Em 1952 vieram às primeiras famílias com suas mudanças.

Os primeiros desbravadores desta Comunidade foram às famílias de ALBERTO GREGORY, LOURENÇO WUITSCHIK, ISIDORO BACK, LINO KAISER, FRANCISCO LAUSCHENER, JOÃO ALOÍSIUS SCHWENGBER, ERNESTO MEES, e mais três solteiros: LAURO KAISER, BRUNO BACK E LINDOLFO BACK. Destas, seis famílias vieram do município vizinho de Itapiranga e quatro vieram de Santa Cruz do Sul. As que vieram de Itapiranga, a maioria trouxeram suas mudanças com carroças de bois ou cavalos.

Sendo que levaram entre dois a três dias até chegarem aqui no seu acampamento. Nesta época as estradas eram simples picadas, com muitos buracos e lama.

Todos trouxeram com suas mudanças os principais mantimentos para manutenção da família até a primeira colheita, bem como trouxeram uma vaca de leite, galinhas e uma porca.

Na época tinha muita caça, como: quati, veado, tateto, queixada branca anta, macuco, nambu, e jacu.

É importante lembrar que essas famílias tiveram muita força de vontade para vencer todos os obstáculos, com muita dedicação e trabalho.

As primeiras culturas que foram cultivadas eram: fumo de galpão e milho, além de diversos produtos de subsistência. Todos vieram muito unidos e estendiam a mão ao outro, pois muitos trabalhos foram realizados em mutirão, toda a comunidade se ajudava, sendo que a carência era grande.

O moinho mais perto era em Iporã ou em Cristo Rei, devido à distância as famílias vizinhas se combinavam em levar ao moinho arroz e milho com as carroças ou cavalos e bem como traziam as encomendas.

Aos domingos e dias santos de guarda, estas famílias se reuniam para rezar. Todos se encontravam na casa de Lauro Kaiser, que era um simples galpão que servia de moradia e estrebaria. Quem fazia as primeiras rezas era o Sr.João Aloisius Schwengber, até a chegar um professor.

A princípio essas famílias eram para pertencer a comunidade de Monte Maria, mas devido a distância, eles decidiram em formar uma nova comunidade, entraram em contato com o Padre vigário de Mondaí, que fez uma reunião  na casa de Bruno Back, no dia 26 de abril de 1953, onde foi decidido criar uma nova comunidade, na qual foi eleita a primeira diretoria, assim composta: Presidente- Francisco Lauschener, tesoureiro João Aloisius Schwengber, secretário Isidoro Back.

Antes da fundação o lugar era chamado de km 20, e nessa reunião foi decidido que a comunidade será denominada de Linha São Lourenço sendo esse o padroeiro da comunidade cuja data é festejada dia dez de agosto de cada ano.

Foi chamado de São Lourenço devido a um devoto chamado Lourenço ter doado a primeira estátua de um Santo na comunidade e que foi a estátua de São Lourenço. A primeira missa foi rezada no dia 9 de agosto de 1953 pelo Pe, Vigario Grunevald.  O canto foi animado por uns cantores de Iporã.

A primeira batizada foi Terezinha Schwengber, nascida em 09 de maio de 1953. O primeiro casamento foi de Bruno Henrique Back e Hildegat Ruschel, aos 17 de julho de 1954, sendo que toda a comunidade estava na festa.

O primeiro falecimento foi de Lourenço Back, 1º filho de Hildegart e Bruno Back. O primeiro patizado foi de Cirineo  Back. O segundo vigário foi o Pe. Ulriko.

Em 1958 veio o 3º vigário, o grande lutador, reverendo Pe. Vendelino Seidel, que trabalhou muito para organizar a paróquia. Em 1963 teve a ajuda do Pe. Canísio Hents, em 1964 entrou o diácono Jerônimo Simmer, que mais tarde foi ordenado sacerdote e recebeu a função de vigário de Mondaí desde 1977 a 1980..mais tarde teve o auxiliar  Pe. Antônio Hents. Outros Padres que também atenderam nessa comunidade:  Pe.  Leopoldo Loch, Pe. Schneider,   Pe. Schmider, Pe. Kern, Pe. Felipe Kroetz.

Em março de 1955 foi criada a primeira escola oficial com 10 a 12 alunos, sendo como primeiro professor o Sr. Afonso Back e seu filho Osvino Back, as aulas eram ministradas na igreja ou então na casa do professor. O segundo professor foi Aloísio Franzem que também nos primeiros tempos lecionava na capela.

Naquela época o inspetor escolar era o reverendo Padre Ervino Schmidt. Quando o Pe.  fazia as visitas às comunidades , ele andava a cavalo, pois era  o único meio de transporte na época,  ele permanecia dois ou três dias, rezando missa, pregando a doutrina ás crianças,  dando palestra aos pais. Naquela época o professor tinha a função de catequista. Em 1956 os Senhores Wili Eidt e Armando Walter abriram a primeira casa comercial e adquiriram então o primeiro carro da comunidade.

Em 1958 foi implantada a primeira serraria, que era filial de Einsweiler e Klunk Ltda. O primeiro moinho foi construído por Ulríko Engel, em 1962.

A primeira ferraria começou suas atividades no dia 09 de agosto de 1969 sendo o seu dono o ferreiro Silvério Ruschel, que hoje é administrado pelo seu filho. No ano de 1958 foi adquirido o sino que sempre foi usado para suas funções, sendo puxado por colaboradores da comunidade.

Os quadros da via sagra foram inaugurados em 10 de maio de 1961. Em 1962 tivemos a primeira visita de um bispo, que era Dom José Thurler, que celebrou a crisma as crianças, pois naquela época eram crismados ainda pequenos.

Em maio de 1963 a comunidade teve as primeiras missões, pregadas pelos padres redentoristas. Em 1964 foi iniciada a construção do clube, e foi inaugurado em 1967, que serviu de igreja, salão de bailes e festas até a inauguração da atual igreja.

A primeira escola foi construída em 1962 pelo estado e povo. Com o crescimento da comunidade, tornou-se escola básica em 1978, hoje denominada de escola de ensino fundamental. No mesmo local que ha 50 anos atras foi rezada a primeira missa campal, em 1978 iniciou-se a construir a atual igreja e que foi inaugurada no dia 11 de maio de 1980, com a presença do Bispo Dom José Gomes.

Em novembro de 1975 o Bispo Dom José Gomes deu a posse aos ministros da eucaristia, que eram os seguintes: Prof. Aloísio Franzem, Adémio Junges e Celestino Eich. Em 20 de abril de 1980 foi criada a paróquia de Iporã do oeste, para qual passamos a pertencer. Como primeiro vigário foi nomeado o Pe. Luis Heinem, sendo substituído pelo Pe. Arcelo Roquemback, Pe. Matias Engel, Pe. Ilmo Dick  Erno Luehtkemeyer. Alfredo Engel.

Em 1996, iniciou-se a construção do ginásio de esportes, com área construída de 1240 m2, hoje praticamente concluído, uma das ultimas etapas foi o reboco com pintura externa. Essa grande obra se realizou graças à participação de toda a comunidade, tanto com mão de obra como também financeiramente.

Hoje a comunidade é composta por aproximadamente 135 famílias, na maioria agricultores, com economia estável, sendo uma das maiores comunidades do município de Iporã do oeste, e com o maior movimento econômico agropecuário.

As entidades existentes na comunidade são:

  • Comunidade católica
  • Associação dos moradores;
  • Departamento da água;
  • APP da escola, conselho deliberativo e clube de mães;
  • Clube de damas, esporte clube Saturno, grupo de veteranos;
  • Grupo de Jovens e Grupo de Idosos);
  • Grupo de danças.

Srs. Pioneiros.  À vossa semente lançada à 60 anos  deu frutos. Recebam os agradecimentos de toda a comunidade de linha São Lourenço Município de Iporã Do Oeste SC.