São Luiz
Em 1970, chegaram os primeiros moradores: Pedro Potalupi, Paulo Schaefer, Modesto Belarmino, Santo Colela e Bruno Oestereich, dos quais, somente Pedro Portalupi está entre nós, os demais já são falecidos.
Com as dificuldades de igreja para as pessoas participar dos cultos ou missas, pois era longe até chegar a uma igreja, resolveram formar uma nova comunidade e construir uma capela, na época pertencendo à Paróquia de Mondai. Conversaram com o Pe. Vendelino Seidel, o qual deu permissão; e em 09 de abril de 1972, o próprio Pe. Vendelino fez a inauguração da nova igreja, escreveu a primeira ata e empossou a primeira diretoria.
1-Porque havia pessoas devotas a São Luiz e porque a paróquia ainda não tinha nenhuma comunidade com esse padroeiro, resolveram colocar São Luis como padroeiro da nossa comunidade, mudando também o nome da comunidade, que antes se chamava Linha Paca, passando a ser chamada de Linha São Luis.
2-Estão ligadas às pessoas devotas e os que podem contar a história são os 1ºs moradores.
3-Foram compradas de terceiros que eram exploradores de negócios. Moravam no RS e lá ficaram. Não foram encontrados vestígios de outros moradores, nem de índios, era tudo mata fechada.
4-Não chegaram a conhecer.
5-Vieram do RS e eram de origem italiana, alemã e cabocla. Hoje ainda continuam as mesmas origens. Vieram de caminhão até certa altura e depois de carroças até suas casas. Trabalhavam na agricultura e rezavam o terço todos os domingos à tarde e havia missa 03 vezes ao ano
Produziam os alimentos para o seu próprio sustento. Compravam na comercial Lajú na época o proprietário era Eduardo Muller, na linha Lajú, município de Mondai. Divertiam-se com jogo de baralho e 48 nos domingos à tarde, após o terço. As mulheres se encontravam para tomar chimarrão em uma casa.
6-Os primeiros moradores eram 05 famílias. Houve muita troca de moradores. A primeira missa foi celebrada pelo Pe. Vendelino Seidel em 09 de abril de 1972, dentro da igreja.
7-Padres: Vendelino, Jerônimo e Antonio pertencentes à paróquia de Mondai. Depois de criada a paróquia de Iporã fomos atendidos pelos padres: Luis,Arcelo, Onório, Pedro Mathias, Ilmo, Erno, Alfredo e agora Lothário e Alcido.-Sim- Padre Luis foi um grande formador de lideranças e Padre Arcelo que era muito animado,jogava bola com os jovens, visitava as famílias sempre acompanhado de seu violão, cantava e tocava para todos desde as crianças até os idosos.
8-Sim. Sempre houve catequistas. As pastorais atuantes hoje são: liturgia, catequese, vocacional, grupos de família. As outras deixam de funcionar por falta de lideranças. São 15 pessoas que exercem liderança entre elas Ireni Romam, como zeladora, José Bosco, como animador e Santo Colella que atuou sempre como fabriqueiro
9- Não Há outra igreja. Na associação comunitária existe participação comum. Foram os católicos os primeiros a chegar ao lugar.
10- Antigamente a escola era na comunidade e hoje as crianças são levadas para o Centro nas Escolas de Ensino Fundamental ou de Ensino Médio.
11- Houve muitas discussões em relação à divisa do município. Por nossa comunidade fazer divisa com Mondai, sofremos muito, pois, ficamos abandonados em relação a estradas e saúde…..pois nenhum município queria atender, porque Iporã queria esta comunidade e Mondai não queria entregar. Enquanto não houve acerto, ficamos sem atendimento por muito tempo.