Formação Aconselhamento Pastoral em Tempos de Pandemia

A formação sobre o Aconselhamento Pastoral em Tempos de Pandemia foi oferecida para a participação do Presbitério Diocesano de Chapecó e Irmãs Religiosas (Administradoras paroquiais e sua fraternidade) que realizam atendimento pastoral nas paróquias na Diocese de Chapecó/SC.

Foram dois encontros on-line através do Google Meet nos dia 20 e 27 de maio . O encontro foi assessorado pelo Dr. Pe. Rosimar José de Lima Dias.

O objetivo geral da formação foi possibilitar um espaço de reflexão sobre o aconselhamento pastoral diante da pandemia e suas consequências físicas, psicológicas e espirituais na vida das pessoas. Além disso, a formação abordou os impactos da pandemia na ação evangelizadora da Igreja e a importância/necessidade do aconselhamento pastoral; conhecer e compreender as sequelas psicológicas e físicas nas pessoas e/ou famílias positivadas pela Covid-19; refletir sobre alguns fundamentos das ciências humanas, de modo especial da psicologia, para realizar o aconselhamento às famílias enlutadas pela Covid-19; e, refletir sobre alguns fundamentos da espiritualidade do cuidado e da esperança. Disso decorre alguns questionamentos: estamos preparados para fazer o aconselhamento pastoral a partir dessas realidades? Como poderemos acompanhar e orientar as pessoas que buscam o aconselhamento pastoral nestas circunstâncias? Como ajudar as pessoas as e famílias a vivenciarem o luto, de modo especial as que perderam entes queridos pela Covid-19, na dimensão psicológica e com o olhar da fé? As paróquias estão tendo um aumento significativo de pessoas buscando o aconselhamento pastoral para ajudar a se “refazerem” diante das sequelas pessoais, familiares e sociais deixadas pela pandemia.