Piraju
Em 1922, vindo de Panambi RS, Livinos Grings e família, passando por Mondai em direção a Lajú, entraram na atual área pirajuense. Logo após, neswsa mesma época chegaram as famílias Almeida, Lutz, Pinnow e Konflanz.
Inicialmente possuía o nome de “Júlio de Almeida de Freitas”. Posteriormente recebeu o nome “Piraju” nome que significa “fogo” Foi dado por índio que residia na região porque na época houve uma grande seca e o fogo se expandiu por toda a região entre Lajú e Piraju.
O comércio era suíno tipo comum e esse era carneado e vendia-se somente a banha. A carne não tinha comércio. Esses produtos eram levados para as cidades de Mondai e Frederico Westhphalen.
O primeiro rádio, movido à bateria, foi comprado por Werno Dhein. Todos iam escutar os homens falando naquela caixa enorme.
Em 1947 foi construída por todos os moradores, que eram em número de 09 famílias, a primeira igreja na localidade. Um ano depois se iniciaram as aulas na própria igreja, tendo como primeiro professor Ernesto Wolfenbridel.. Iniciou suas atividades com a freqüência de 12 alunos. Sendo a primeira escola construída somente em 1948,e a professroa foi Antonela Luz e mais tarde, Volfer Bitel, Theobaldo Dhein, Iraci Bassi,Ignês Favretto.Hoje a escola já está municipalizada, possuindo um total de 30 alunos incluindo os da comunidade de Barra grande, Taquaruçú e Encanador.
Também no ano de 1948 foi construída a igreja da religião católica e em 1976 a da religião luterana. Padre Emílio Bock rezou a primeira missa na comunidade, sendo presidente da comunidade naquela época Rosalino Bang.
A catequese existiu desde aquela época e continua até hoje. Não pararam de atuar também as pastorais da criança, juventude, liturgia, lideranças e ministros.
No início os moradores eram somente de origem alemã. Mais tarde foram aparecendo os de origem italiana. Hoje está dividida em 50% de origem alemã e 50% de origem italiana.
A comunidade sempre participou se envolveu e ajudou a discutir a criação do município de Iporã do Oeste.
A comunidade de Linha Piraju está localizada a cerca de 10 km da sede do município e tem na agropecuária a base de sua economia.