Monte Maria
Os primeiros a entrar na mata virgem da comunidade, em 27 de maio de 1945 foram os senhores: Guiliam Kroetz, Urbano Kroetz e José Endler.
Vieram de Fortaleza-Itapiranga e dormiram no mato a céu aberto.
As primeiras matas derrubadas foram no centro comunitário.
Em março de 1949 compraram as primeiras tábuas para a construção e cobertura das casas e paióis.
Em julho de 1949 os três jovens se casaram e vieram de mudança com as novas famílias, à carroça, num dia só.
Eles encontraram objetos que os índios ocupavam como potes de barro pedras e outros. Havia uma equipe de caboclos que ajudavam na abertura de estradas.
Os três primeiros moradores freqüentavam a Igreja, uma vez por mês, em Cristo-Rei.
Cerca de 3 anos depois vieram morar mais sete famílias: Bernardo Albino Biesdorf, David Schwengber, Leopoldo Biesdorf, Aloísio Emanuel Rambo, Ignácio Rambo, Arlindo Wickert e Armando Kroetz.
A terra foi adquirida pela Associação do Wolkswerein. Os primeiros moradores eram de origem alemã e essa origem predomina até hoje. Produziam milho, mandioca batatinha e outros.
As primeiras missas foram rezadas na casa de Urbano Kroetz. Foi o padre Deodoro Treis que escolheu as terras do centro comunitário. Estas terras foram doadas por Urbano e Guiliam Kroetz.Também foram adquiridos 70.000 m2 pelos sócios que mais tarde foi vendido para a construção da atual Igreja.
A primeira reunião para a fundação oficial da comunidade, foi em 19 de fevereiro de 1953, dirigida pelo padre Afonso Hansen. Em 16 de março de 1953 foi celebrada a primeira missa, também pelo padre Afonso Hansen. A partir das definições começaram a construção da 1ª igreja, sendo de madeira, e, cada sócio contribuiu com 33 dias de trabalho voluntário na construção, a qual foi inaugurada em 17 de outubro de 1954, num dia muito chuvoso.
A comunidade professa somente a religião católica e a padroeira da comunidade é Nossa Senhora da Assunção. Escolheram esta padroeira por causa da guerra, sendo que o Brasil estava escolhido para entrar na guerra. Todos rezaram, pedindo ajuda para Nossa Senhora, mãe de Jesus. E ela ajudou, e, assim o padre Hansen escolheu Nossa Senhora da Assunção e a comunidade estava a favor. O nome da comunidade surgiu através do Pe. Afonso Heinen que era muito devoto a Maria e por isso que deu o nome de Monte-Maria a essa comunidade.
Em 29 de setembro de 1953 veio celebrar na comunidade o Padre Waldomiro Ceattas,representando o Bispo. A segunda e terceira visita de bispos fora: Dom José Thurler e Dom José Gomes ,esta em 1975.
Em 17 de abril de 1983 esteve presente D. José Gomes inaugurando a atual igreja. Dom José Gomes também presidiu a missa da ordenação de Frei Valdir Schneider no dia 30-01-1992.
Temos também várias vocações religiosas, e leigas que são filhos (as) desta comunidade.
Os padres que atenderam a comunidade: Teodoro Treis, Afonso Hansen, José Schaebendach, Froener, Leopoldo Loch, Ivo Kuhn Albino Schwade, Vendelino Seidel, Luis Heinen, Arcelo Rockenbach, Mathias Engel, Ilmo Dick., Antonio Hentz, Erno Luetkmeier, Alfredo Engel, Lothário Thiele Alcido Kunsler. Além destes padres, muitos outros celebraram missa nesta comunidade.
A partir de 1974, Beatriz Schwengber e Vendelino Biesdorf fizeram os primeiros encontros de formação para catequistas. A partir deste ano as crianças freqüentavam a catequese na comunidade..
Em 1975 Walter Schneider foi empossado como ministro da Eucaristia. A partir deste ano a comunidade possui a Eucaristia em todas as celebrações. E, assim foram se formando lideranças para todas as pastorais.
Deste a sua fundação a comunidade sempre foi coordenada pela diretoria. No ano de 1989 aos 17 dias do mês de setembro, foi criado o conselho comunitário em nossa comunidade e aos poucos em toda a Paróquia., sendo vigário Pe. Arcelo Rockenbach. Foram indicadas várias pessoas para formar o Conselho entre coordenador, secretário e tesoureiro. Mais tarde foram definidas as pastorais.
As pastorais atuantes em nossa comunidade são: CPP Conselho Pastoral Paroquial, Pastorais: Batismo, Matrimonio, catequese. Ministros da eucaristia, Dízimo, Liturgia, Família, Vocacional, Apostolado da Oração, Zeladoras capelinhas, Juventude, Mulheres Camponesas.
Em março de 2008 completamos 55 anos de convivência comunitária e atualmente a comunidade conta com 48 sócios.
Atualmente a nossa comunidade é atendida pelos padres Lothário Thiel e Alcido Kunsler.