Jacutinga

histórico

jacutinga

 

Jacutinga se desmembrou da Comunidade de Linha Aparecida, por motivo de muita distância entre as comunidades e incentivo do pároco Pe. Luiz Heinen.

Através dos grupos de família surgiu a idéia de fundar uma nova comunidade. O nome da comunidade sempre foi assim pelo motivo de o riacho de nome Jacuringa fazer a divisa com a comunidade de Aparecida.

Pessoas que podem contar estes fatos são: Alseno Anschau, Pedro Mees, Aloísio Rech, Pedro Lothário Wolf..

Quando vieram os primeiros moradores era tudo mato.. As terras foram compradas da gleba de Miguel Franz e em segunda mão de Sebaldo Mees. Alguns moradores ficaram na comunidade e outros saíram, indo para Iporã do Oeste, Paraná e Paraguai.

Dos primeiros moradores, alguns vieram de Santa Cruz do Sul-RS. E outros vieram da região de Itapiranga. Eram todos de origem alemã e da religião católica. Derrubaram o mato para plantar alimentos e cultivavam fumo. Quanto  à religiosidade,aos domingos e feriados rezavam o terço.

Praticamente produziam tudo para seu sustento, e, para comprar o necessário se deslocavam para Iporã do Oeste. Como diversões, iam tomar chimarrão na casa dos vizinhos e jogavam baralho. A caça e a pesca também faziam parte do lazer e sustento.

A comunidade iniciou com 26 sócios e foi fundada no dia 01-11-1986. O pároco Pe. Luiz Heinen rezou a primeira missa no dia 06-03-87. os primeiros cultos foram celebrados no vestiário da Sociedade Esportiva Cometa.e em dias de chuva e muito frio eram celebrados na residência de Paulo Wolf. Como padroeiro, primeiramente foi escolhido São Gabriel, mas como já havia uma  da paróquia com este padroeiro, foi mudado para Sagrado Coração de Jesus, porque na época era a congregação do Sagrado Coração de Jesus atendia a Paróquia.

A terra da comunidade foi doada pelo morador João Luiz Wolf. Todos os sócios da comunidade colaboraram com doações e prestaram  serviços para a construção da 1ª igreja.

Os padres que atenderam a comunidade foram: Luiz heinen, Arcelo Rockenbach, Mathias Engel, Ilmo Dick, Erno Luetkemeier, Alfredo Engel, Lothário Thiel e Alcido Kunsler.Caracterista de alguns padres: Luiz Heinen era exigente, formando muitas lideranças. Arcelo Rockenbach era muito animador e incentivava muito os jovens. Ilmo Dick era calmo, conselheiro, cantor e incentivava muito as pastorais. Mathias Engel tinha dificuldade de manter diálogo com as pessoas. Erno Luetkemeier era um bom administrador, mas, tinha dificuldade de manter as pastorais. Alfredo Engel era exigente, porém conseguiu reconstruir as pastorais. Lothário Thielé muito aberto ao diálogo e incentiva as pastorais e os jovens. Alcido Kunsler é muito inteligente e sabe lidar com as pessoas.

Os moradores são todos da religião católica e sempre houve catequistas. As pastorais mais atuantes hoje são as liturgias e as catequeses. O número de lideranças que atuam hoje é de 12. Uma liderança falecida e que é muito lembrada é Pedro Heck, que na época de seu falecimento era tesoureiro da comunidade. Atualmente estamos com 26 sócios e no dia  04-03-2007 tivemos a festa em homenagem aos 20 anos de comunidade.

Não havia famílias de outras religiões a não ser da católica e não havia igreja construída.

Havia na comunidade uma pequena escola onde todos os alunos da 1ª a 4ª série estudavam juntos na mesma sala. Por falta de alunos foi desativada. Hoje, os alunos existentes são transportados para a sede do município, onde fazem seus estudos.

Na criação do município houve envolvimento de todos. As divisas foram feitas sem a participação do povo.