Iratim
O nome da comunidade São José Operário, festejado no dia 1° de maio, foi sugerido pelos sócios da comunidade e pelo cônego Leopoldo Loch, desde o dia da fundação. Hoje festejam o padroeiro São José, no dia 19 de março, em vista da troca da imagem.
Surgiu através da escola, com os pioneiros José Ignácio Mayer e Otelmo Max Wolcksweeis que viram a necessidade de se reunirem para rezar. Rezavam o terço e cantavam. Valéria Mayer, esposa de José Ignácio, ainda viva, está dando esta entrevista.
Não haavia moradores na terra quando esta foi adquirida por José Ignácio, direto da firma de Walter Koehln que era dono de uma gleba de 21 colônias. Todos os moradores se conheciam e cultivavam amizade estre si. Não havia divertimento. As mulheres cuidavam dos filhos e os homens iam caçar. Ás vezes jogavam baralho. Os primeiros moradores eram: Arno Hermes, Silvério Sphor, José Ignácio Mayer, Januário Ramos, Antonio Siqueira, Liberalino dos Santos e Juvenal dos Santos. Não havia vestígio de índios na região. Os nomes dos caboclos estão incluídos entre os primeiros moradores.
A firma vendedoras da terras era de Walter Koehlln. Não havia moradores na terra. Era mata virgem.
Os primeiros moradores vieram do Rio Grande do Sul, da região de Salvador das Missões. Eram de origem alemã e vieram de caminhão. Os moradores antigos se dispersaram. Foram para outras localidades. Os moradores de origem italiana vieram no ano de 1961. Há os de origem alemã, mas também italianos e caboclos. O principal trabalho era a agricultura. Cultivavam milho e soja e criavam suínos. Eram da religião católica. Rezavam o terço aos domingos , na escolinha. Mantinham-se com os frutos que colhiam e o que era comercializado,,comprando só o necessário. O comércio existente era da firma Back&Kist
A comunidade foi iniciada pelos pioneiros José Ignácio Mayer e Silvério Spohr. A primeira missa foi rezada, na escolinha, pelo cônego Leopoldo Loch , no dia 22 de maio de 1959, quando houve 1ª Eucaristia de 07 crianças. O Pe. Cônego Leopoldo Loch, permaneceu 04 dias na Comunidade, preparando as crianças.Quanto a comunidades que hoje não existem mais, havia a de Linha Lourdes.
Padres que passaram pela comunidade: Cônego Leopoldo Loch,Vendelino Seidel, Jerônimo Zimmer, Ervino Schmidt, Kern, Luiz Heinen, Arcelo Rockenbach, Mathias Engel, Ilmo Dick, Erno Luetkmeier, Alfredo Engel, Lothário Tiehl e Alcido Kunsler.
Sempre houve catequistas. De início houve catequese na escola através das professoras.
Quanto à religião, havia católicos, crentes e evangélicos. Há os que partricipam e os que não participam. Cada um cultiva a sua fé, fazendo as suas celebrações e as suas festas. Há ecumenismo nos encontros de idosos.
Havia professores esforçados e os menos esforçados uns se sobressaindo nas atividades
Na campanha de criação do município não houve envolvimento, permanecendo alheios…