Barra Grande
O nome da comunidade surgiu por causa do encontro de dois rios Barra Grande e Taquaruçú
Está ligado ao fato de estar muito próxima da barra que formam os dois rios.
Quem estava na terra era o Sr. José Quevedo. Nós não vimos e nem ouvimos falar que havia índios por aqui.
As terras foram vendidas por José Quevedo. Os moradores antigos saíram . Foram morar em Mondai e hoje são falecidos.
Os primeiros moradores vieram da localidade de Lajú e do RGS; sendo de origem alemã e italiana. Hoje os moradores estão divididos da seguinte maneira: 40% alemães, 30% italianos e 30% caboclos.
A comunidade cristã foi iniciada por Gabriel Moretti, José Quevedo, Tissiano Pinow e Ivo da Rosa. Isto aconteceu no ano de 1964.
O primeiro padre que rezou missa foi Vendelino Seidel. Antes rezavam o terço na escola da comunidade.
O padroeiro escolhido foi o Arcanjo São Gabriel, porque quem deu a terra para formar a comunidade foi Gabriel Moretti. Na época participavam da comunidade em torno de 10 famílias. Hoje são em torno de 35 famílias.
Atenderam a comunidade os padres: Vendelino Seidel, Jerônimo Zimmer, Luiz Heinen, Arcelo Rockenbach, Mathias Engel, Ilmo Dick, Erno Luetkemeier, Alfredo Engel, Lothário Thiel e Alcido Kunsler.
A evangelização na comunidade sempre foi muito difícil. Sempre houve catequistas. A pastoral mais atuante hoje é a Pastoral da Criança. O númerode lidaranças hoje, é de 08.
Existem famílias de outras denominações religiosas..Elas fazem as suas celebrações na escola da comunidade que está desativada. A relação entre as igrejas é ótima tendo elas em comum encenações de Natal.
Antigamente a escola era de madeira e havia professores e alunos. Hoje, é de alvenaria e está fechada sem alunos e professores. Os alunos se deslocam para a Sede ou Centro para estudar.
Na caminhada da criação do município houve boa participação, não havendo polêmicas nas divisas. Ocorreu tudo com muita tranqüilidade.